Educação
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Por uma literatura sem adjetivos
R$49,50Este livro apresenta uma reunião de ensaios e conferências que convidam a reflexões sobre as designações e as funções atribuídas à literatura, principalmente a “destinada” a crianças e jovens. Com coerência, e lucidez, a autora justifica por que a literatura de um país não é feita somente com escritores, mas com pesquisadores, formadores, críticos e leitores que, juntos, vão construindo uma obra para o futuro. -
# Nem um a menos desde os primeiros anos - Educação em gênero para infâncias mais livres
R$49,90Este livro começou a ser escrito há muito tempo, porque é o resultado de ideias, discussões, debates, olhares e ações que vêm acontecendo desde (quase) sempre. Talvez desde que nos sujamos de lama pela primeira vez, jogando bola, ou desde que sonhamos em ser modelos, percebemos, e muito novas, que não contávamos com os atributos necessários. É um livro que busca respostas e propõe possibilidades para avançar na direção de uma sociedade mais igualitária. Acreditamos que isso só será possível se começarmos, desde os primeiros anos, a combater os preconceitos e estereótipos que rodeiam a ideia dos vínculos familiares e de gêneros, assim como os papéis que nos atribuem desde o momento em que nascemos. Em todos os casos, em todas essas lutas, está sempre presente a necessidade de iniciar uma profunda e revolucionária maneira de olhar para a educação e para a socialização, que nos permita pensar – a partir de uma perspectiva muito mais aberta, mais inclusiva – a nossa história e a das novas gerações. Convidamos vocês, então, a percorrer este caminho, que tem tantas bifurcações quanto as múltiplas e livres infâncias que desejamos. -
Ler antes de saber ler
R$49,90Como formar leitores entre aqueles que ainda não leem por conta própria? O que significa formar leitores? Por que dedicar tanta atenção à leitura literária na escola? Para responder a estas e outras questões, Ana Carolina Carvalho e Josca Ailine Baroukh, ambas professoras e formadoras, apresentam reflexões importantes acerca da formação de leitores na educação infantil e no ensino fundamental. As autoras elencam oito mitos sobre práticas recorrentes nas escolas para discutir algumas questões levantadas pelos educadores: É melhor ler ou contar histórias? Há assuntos proibidos para as crianças? Como escolher um livro para a roda de leitura? Ao longo dos capítulos as autoras também exemplificam algumas práticas vividas com professores em seus cursos de formação, enriquecendo ainda mais a discussão sobre o assunto. -
Gabriela na janela
R$51,90De quem é aquele lixo que tomou conta da calçada, impedindo que as pessoas caminhassem por ali despreocupadas? Quem conta é Gabriela, a menina na janela, que revela o nome do culpado por todo aquele lixo jogado. E da sua janela, a paisagem que se enxerga é bela? -
Venha conhecer o mundo!
R$52,90Venha conhecer o mundo! É o convite que fazemos às crianças quando chegam à escola. Mas como concretizamos esse convite? Tendo como base os estudos da psicanálise, e apoiado em inspiradoras e poéticas referências literárias, este livro propõe uma análise sobre o desenvolvimento infantil do ponto de vista da experiência das crianças. A partir de exemplos de práticas educativas, as autoras convocam o leitor a refletir sobre como as diversas vivências são apreendidas pelas crianças, o significado do brincar, o papel das relações estabelecidas com a família, a escola e a comunidade, formando as bases para a constituição do sujeito que experiência o mundo. -
Os agentes verdes e o quarteto misterioso
R$53,90Todos estamos conectados com a natureza e nos relacionamos socialmente com ela, trocando energia e recebendo de volta os impactos de nossas ações. Abra este livro e prepare-se para iniciar uma aventura que fará você rir, intrigar-se, repensar suas opiniões e acompanhar um instigante mistério envolvendo a manifestação de agentes naturais… Você está preparado? Então entre por essas páginas agora! -
Ler e saber
R$54,50O livro é um convite a todos os mediadores e educadores para refletir sobre a importância dos livros informativos para crianças e jovens. As rápidas mudanças nas práticas e nos formatos de leitura, somadas à variedade de textos às quais as crianças têm acesso atualmente, mostram como é imprescindível ter critérios de seleção e de avaliação da produção existente no mercado editorial, abrindo novas frentes de trabalho e análise junto aos leitores em formação. A leitura de livros informativos é uma ferramenta essencial para criar leitores competentes, ativos e seletivos. -
Moonshots na educação
R$54,90Esther wojcicki foi pioneira no uso de tecnologia em sala de aula nos anos 1980. Como professora de jornalismo para um pequeno grupo de alunos do ensino médio, sua primeira experiência revelou que a tecnologia podia transformar não só o processo de aprendizagem, mas principalmente a interação entre professor e estudantes. Por meio das habilidades desenvolvidas nas aulas de jornalismo, a autora criou sua metodologia baseada em projetos realizados pelos alunos de forma colaborativa, incentivando a confiança, o respeito, a criatividade, a independência, a comunicação e o pensamento crítico. Neste livro, você vai descobrir como a união entre tecnologia e jornalismo se tornam poderosas ferramentas no processo de ensino, permitindo a formação dos estudantes para as demandas do século xxi. "esther wojciki é uma das melhores educadoras do país. Ela, mais que ninguém, assumiu a filosofia de que as crianças aprendem fazendo." - salman khan, fundador e diretor executivo da khan academy. -
Nana, nina, não! Morder, não!
R$54,90Era uma vez uma menina chamada Nina. Nasceu, engatinhou, andou e mordeu. Mordia tudo o que via pela frente. Um dia, ela ganhou o mordinoco e tudo mudou. -
Prática Docente
R$54,90Especialista na abordagem italiana de Reggio Emilia, a autora apresenta nesta obra uma proposta de formação de professores, coordenadores pedagógicos e gestores da Educação Infantil e séries iniciais do Fundamental I pautada na cultura do coletivo e na importância do grupo na construção do conhecimento. A partir do uso de registros reflexivos como documentação de aprendizagem, fonte de planejamento e material de avaliação, e o desenvolvimento de projetos interdisciplinares como uma metodologia de trabalho para a efetivação de aprendizagens significativas, a autora lança um olhar inovador e propõe uma (trans)formação da prática pedagógica de professores/educadores para a consolidação de uma cultura de grupo.