Educação
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Territórios da Invenção: Ateliê em movimento
R$60,00Um livro que traz experiências, vivências, trocas, fazeres e afetos. Tudo isso regado à teoria que embasa o trabalho da artista plástica e educadora Stela Barbieri. Com experiência no chão da escola, na coordenação de professores e em educativos da Bienal de Artes de São Paulo e do Instituto do Tomie Ohtake, Stela tem um olhar amplo pelo fazer artístico em sala de aula, e com generosidade ímpar o compartilha com seus leitores. Essa edição é uma parceria entre a Jujuba e o Binah Espaço de Artes. -
Amazônia – E eu com isso?
R$60,00Por mais majestosa que seja, a Floresta Amazônica não é eterna. Esse território que representa pouco mais de 60% das terras de nosso país e que é a maior floresta tropical e maior bacia hidrográfica do mundo, tem sido constantemente ameaçado pela ilegalidade e lucro rápido, arriscando não só a diversidade de espécies animais e vegetais, como colocando em xeque a vida dos seres humanos que habitam aquela região, e todo o nosso futuro. Em meio à enorme riqueza de espécies que fazem parte da floresta pode haver a cura para diversos males; em sua atmosfera circula a umidade que produz as chuvas que deixarão o Sudeste e o Centro-Oeste brasileiros mais propícios à vida e à produção de alimentos; entre os povos que ali habitam, há muitos saberes e conhecimentos, que podem apontar caminhos para uma existência humana mais harmoniosa com o meio ambiente. Nurit Besunsan não deixa dúvidas aos leitores ao vaticinar: “sem a Amazônia, caminharemos bem mais rápido para a transformação desse planeta, ainda convidativo para nossa espécie, em um mundo profundamente hostil. Sem a floresta, apressaremos o fim do mundo”. Ainda há tempo e é urgente pensar saídas. -
O registro e a documentação pedagógica - Entre o real e o ideal... o possível!
R$61,90Nesta obra, Maria Alice Proença dá continuidade ao tema exposto em seu primeiro livro, Prática docente: a abordagem de Reggio Emilia e o trabalho com projetos, portfólios e redes formativas. Aqui, a autora discute sobre a construção do conceito de registro, sua tipologia e características, ilustrando com diários e cadernos de professoras da Educação Infantil a importância da cultura de registrar o cotidiano na escola. Aborda também a documentação pedagógica, tanto na definição quanto nas suas funções. Partindo de sua experiência de mais de duas décadas na formação de professores, a autora compartilha com os leitores os resultados e as reflexões de um projeto que revelou as tessituras da memória de histórias, vivências e experiências de professoras como atoras e autoras de seus percursos (auto)formativos e (trans)formadores. -
Probleminhas: Iniciação à matemática
R$62,90Os primeiros “probleminhas” apresentados nesta obra são de enunciados simples e cálculos fáceis, com situações variadas e algumas repetidas para fixação. A dificuldade dos problemas aumenta gradativamente, o que possibilita uma natural transferência de aprendizagem. Método que ensina o aluno a pensar logicamente a Matemática. -
Pescando imagens com rede textual: HQ como tradução
R$64,00O herói mitológico Xangô retorna triunfal de mais uma dura campanha militar. Seus súditos o recebem festivamente, mas Iansã, sua companheira guerreira, percebe perturbações e mistérios no rei de Oyó. Essa aventura revelou ao nosso herói muitos aprendizados importantes. Que ensinamentos aprenderemos também com a experiência desse Orixá? ORIXÁS – os nove eguns integra a série Orixás, encabeçada pelo roteirista Alex Mir, que há mais de uma década vem nos encantando com suas adaptações de contos mitológicos da tradição yorubá. Embora respeitem a representação dos orixás dos terreiros de umbanda e do candomblé, religiões brasileiras de matriz africana, os autores mantiverem uma aproximação fiel com a cosmovisão original da oralidade africana. “A série ORIXÁS nos proporciona um banho de cultura nas águas profundas da nossa mãe África. Cada volume brota de um manancial de pesquisa muito cuidadosa e de um respeito devotado às origens de um povo ancestral que precisa, mais e mais, ser valorizada para que, de verdade, possamos compreender um pouco mais da nossa alma brasileira.” – Zé Modesto Como diz o quadrinista Rafael Calça no breve prefácio desta edição, “Não é estranho conhecermos mais sobre Zeus do que sobre Xangô? Que hierarquia embranquecida nos faz respeitar aquela religião e não outra, não é?”. -
Rematriamento comunitário: Fortalecimento dos vínculos familiares de crianças e adolescentes em situação de rua
R$65,00Este livro busca entender a lógica da situação de rua de crianças ou da criança em situação de rua a partir do território de origem da criança, a mátria. Ele descreve a experiência vivida pela equipe de educadores do Projeto Quixote no rematriamento de meninos e meninas em trânsito pelas ruas por meio de uma metodologia que consiste em resgatar os vínculos interrompidos por múltiplas razões entre as crianças e adolescentes que estão em situação de rua e suas comunidades e famílias, partindo das histórias e informações das famílias de origem, em suas comunidades, por meio de atendimentos diretos às famílias, saídas a campo no território, realização de grupos familiares, reuniões e articulação da rede e da formação de educadores e técnicos locais. Foi desenvolvido durante quase dois anos no território de Sapopemba, na capital paulista. O Projeto Quixote é uma Oscip que atua desde 1996 com a missão de transformar a história de crianças, jovens e famílias em complexas situações de risco, por meio de atendimento clínico, pedagógico e social integrados, gerando e disseminando conhecimento. Para enfrentar todos os dragões dessa empreitada, o PROJETO QUIXOTE aposta na arte, na educação e na saúde como formas de aproximação e vínculo com esse público. A estratégia é construir alternativas para os desafios cotidianos de sua vida – a violência, o abandono, a falta de referências e o abuso de drogas – por meio de oficinas artísticas e ações clínicas e sociais, em que criatividade, afeto e expressão caminham sempre juntos. -
Aprendizagens visíveis: Experiências teórico-práticas em sala de aula
R$65,90Esta obra reúne relatos de práticas pedagógicas realizadas por professores-pesquisadores de escolas públicas e particulares, engajados na melhoria do processo de ensino e de aprendizagem da Educação Básica. A partir de projetos desenvolvidos na formação docente e com alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, os autores compartilham estratégias e proposições teóricas que permitem refletir sobre os sentidos do que se aprende, como se aprende, quando e como utilizar o que se aprende. Trata-se de tornar visível a aprendizagem de alunos e professores. As experiências retratadas pelos autores dialogam com as propostas contemporâneas de estudos sobre educação, dentre elas a aprendizagem visível, com base nas pesquisas de John Hattie na Universidade da Nova Zelândia; a abordagem italiana Reggio Emilia e o registro da documentação pedagógica; e o Projeto Zero, desenvolvido na Universidade de Harvard, sobre a importância do pensamento e do aprender fazendo. Dentre os temas discutidos na obra estão o pensar e a reflexão na formação docente, a cultura “maker” (“mão na massa”), o uso do design no projeto político-pedagógico, a avaliação e a autoavaliação como aprendizagem, o estudo do erro, a prática direcionada e o planejamento reverso. Em cada capítulo, são compartilhadas diversas ferramentas para download, além de referências de artigos e vídeos para que os professores ampliem seu conhecimento e aprimorem suas práticas pedagógicas. -
Arte com bebês
R$67,90Como trabalhar com arte na primeira infância? De que maneira podemos criar uma interface entre pedagogia e arte nas atividades com bebês? A arte/educadora Diana Tubenchlak nos apresenta nesta obra diferentes propostas de ações artísticas com bebês, explorando o potencial pedagógico de espaços e materiais com base em pressupostos da multissensorialidade. Cores, texturas, aromas, sabores, luz, sombra e objetos tridimensionais tornam-se instrumentos para estimular os sentidos. -
Doidinho
R$69,00Publicada em 1933, a obra "Doidinho", continuação de "Menino de Engenho", mostra Carlinhos em um mundo completamente diferente do engenho Santa Rosa. Carlinhos agora é Carlos de Melo, está saindo da infância e entrando na pré-adolescência, enquanto vive num colégio interno, sob o olhar de um diretor cruel e autoritário. Enquanto lida com o despertar de sua sexualidade, sente falta da antiga vida no engenho, e encontra refúgio nos livros. As mudanças na vida de Carlos acompanham as mudanças na história do Brasil. Os engenhos estão sendo trocados por usinas, enquanto há uma percepção de que a mão de obra na cultura açucareira é análoga à escravidão. Com introdução da pesquisadora, crítica literária, autora de literatura juvenil e professora universitária Marisa Lajolo, "Doidinho" é a segunda obra do chamado Ciclo da Cana-de-Açúcar de José Lins do Rego. O ano de sua publicação coincide com a da obra "Casa-Grande & Senzala" de Gilberto Freyre, de quem José Lins do Rego era amigo. -
A casa imaginária - Leitura e literatura na primeira infância
R$69,00Resultado de 15 anos de pesquisa da autora, este livro reúne as mais recentes descobertas das ciências que valorizam as etapas iniciais do desenvolvimento infantil. Sua missão é convencer o público tanto sobre a necessidade de se começar já a tarefa de formar leitores quanto do imenso prazer de ler com as crianças pequenas.