Educação
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Educação quilombola: Territorialidades, saberes e as lutas por direitos
R$55,00O livro é composto por trabalhos que afirmam a importância da luta quilombola e apresentam reflexões sobre o contexto educacional brasileiro e a luta territorial, objeto de constantes disputas. As epistemologias quilombolas apresentadas evidenciam existências múltiplas em luta por respeito e direitos que deveriam ser básicos. Os textos são fruto da I Jornada Nacional Virtual de Educação Quilombola, evento que foi uma parceria entre a Universidade de Brasília (UnB) e a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ), sendo o primeiro evento organizado pelo Coletivo Nacional de Educação. A publicação foi viabilizada com o apoio do Instituto Ibirapitanga, por meio de parceria entre o Selo Sueli Carneiro e a Editora Jandaíra. -
Gestão democrática
R$55,90A pedagoga Marcia Covelo Harmbach compartilha a estratégia e os processos do Conselho Mirim da EMEI Dona Leopoldina, em São Paulo: a ideia do conselho é integrar crianças de quatro ou cinco anos na reconstrução do espaço escolar, pensando e desenvolvendo novas áreas para brincadeiras, planejando uma alimentação mais saudável e reivindicando, inclusive às autoridades, boas condições de manutenção do entorno da escola. -
Nos caminhos da literatura
R$58,00Parceria entre a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) e o Instituto C&A, Nos caminhos da literatura traz o registro do seminário Prazer em Ler de Promoção da Leitura, realizado entre os dias 22 e 24 de agosto de 2007, em São Paulo. Voltado principalmente para professores das redes escolares pública e privada e educadores de ONGs, o evento reuniu 17 palestrantes do Brasil, Espanha, Argentina e Colômbia, entre escritores e especialistas na questão da leitura como criação, invenção e reinvenção do mundo e dos significados; leitura como capacidade de compreensão e expressão linguística e estética; e leitura como exercício de inserção do cidadão no mundo. É a palavra desses palestrantes, reconhecidos em suas respectivas áreas de atuação, que o leitor encontrará neste volume. São eles: Teresa Colomer, Angela Lago, Graça Lima, Ana Maria Machado, Xosé Antonio Neira Cruz, Luiz Percival Leme Britto, Daniel Munduruku, Regina Zilberman, Marisa Lajolo, Silvia Castrillón, Cecília Bettolli, Bartolomeu Campos de Queirós, Marina Colasanti, Nilma Gonçalves Lacerda, Ricardo Azevedo, Nelly Novaes Coelho e Laura Sandroni. -
Tudo pode ser brinquedo
R$58,50A imaginação é o melhor brinquedo de que dispomos. A autora mostra que é possível brincar com o nada e, a partir daí, imaginar que tudo pode ser brinquedo, desde as coisas mais banais como: uma meia velha, um pedaço de papel, uma lata e outras bugigangas, muitas vezes consideradas lixo. -
Sobre ler, escrever e outros diálogos
R$59,00Nesta obra estão reunidos textos de Bartolomeu Campos de Queirós de diferentes épocas, publicados em revistas, suplementos pedagógicos e proferidos em palestras. São textos que trazem o escritor em sua essência, como um filósofo da escrita e da leitura, que relatam suas críticas e experiências em educação, na família e na escola, e apresentam reflexões em torno do poder da palavra, da literatura e do processo de sua escrita, tão poéticas e profundas quanto sua própria obra literária. Obra essencial para quem já conhece e aprecia Bartolomeu, assim como para quem não o conhece e se interessa pela arte de ler, escrever e estabelecer os tantos diálogos possíveis e necessários à existência humana. -
Contexto e prática da avaliação de iniciativas sociais no Brasil – Temas atuais
R$59,00A avaliação de projetos e programas sociais no Brasil cruzou a fronteira dos discursos para encontrar o chão das práticas, ampliaram-se as experiências e também as exigências para sua condução. A necessidade de espaços de formação e aprendizagem sobre o tema é imperativa. Este livro vem ocupar essa lacuna, trazendo um conjunto de artigos que abordam temas centrais para o desenvolvimento da avaliação no Brasil, escolhidos de acordo com a experiência do Instituto Fonte e dos estudos que este realizou ao longo dos últimos anos. Indicadores, causalidade, sistematização, avaliação interna e externa, desenvolvimento organizacional, aprendizagem, condução de avaliações – tudo está aqui contemplado, assim como autores brasileiros, que escrevem textos orientados para a nossa realidade. Longe de ser um manual, traz linhas provocativas que convidam para a reflexão, com linguagem simples e acessível para todos os interessados no tema. Esta publicação tem o objetivo de fomentar a reflexão e a aprendizagem sobre avaliação, com base em textos escritos por autores brasileiros que atuam no Brasil e fora dele, que lidam com questões relevantes no contexto brasileiro, mas também encontram eco em discussões internacionais e, finalmente, que reúnem reflexões sobre conceitos básicos no campo da avaliação, mas também trazem exemplos práticos sobre sua aplicação. Os autores dos textos aqui publicados foram provocados a tratar de casos concretos para ilustrar e aprofundar suas reflexões, de modo que o produto final parte e permite uma aproximação com a prática. De forma geral, esta publicação busca reunir todas essas polaridades trazendo questões complexas que estão na ordem do dia da avaliação e, ao mesmo tempo, dicas práticas para lidar com essas questões em cada caso. -
Mobimento - Educação e Comunicação Mobile
R$59,00A escola de hoje tem muitos desafios, todos sabemos. Um deles está em como otimizar a presença da tecnologia em sala de aula, especialmente dos equipamentos que já fazem parte da vida dos jovens, de diferentes classes sociais, como o telefone celular. Cabe ao projeto político pedagógico das escolas decidir se ele continua a ser usado clandestinamente e de maneira não construtiva ou ser apropriado nos planos de aula de forma emancipadora. Portanto, é uma escolha político pedagógica. Este livro, resultado da experiência do MvMob em mais de 800 escolas públicas e privadas de todo o país, mostra os caminhos para o uso do celular e das demais TiCs na educação. Promove a reflexão sobre a tecnologia em nosso dia a dia e mostra que existem ações concretas e criativas capazes de transformar professores e alunos em protagonistas do processo de apropriação das tecnologias com finalidades pedagógicas. O livro aborda também questões de ética no uso da tecnologia, reciclagem, um rico glossário das palavras usadas no mundo mobile, dicas de filmes para uso pedagógico e muitas outras dicas. PRÊMIOS E DESTAQUES: :: Finalista na Categoria Educação – Prêmio Jabuti 2013 -
A vez e a voz das crianças
R$59,90A educadora e antropóloga Adriana Friedmann reúne nesta obra reflexões para avançarmos na construção de conhecimentos a respeito das diversas infâncias, de suas linguagens e culturas. O primeiro passo é reconhecer as crianças como atores sociais, propiciando-lhes espaços de expressão para que vivam plenamente suas infâncias a partir de suas expressões. O desafio que se abre para os adultos é, portanto, o de ressignificar ações adequadas aos interesses e necessidades dos diversos grupos infantis seja na família, na escola ou na comunidade. Como diz o antropólogo belga Jean-Pierre Rossie no prefácio da obra, “A mensagem fundamental de A vez e a voz das crianças é de não só respeitá-las e tornar-se aprendiz do que elas pensam, acreditam, comunicam e criam, mas também de respeitar seus segredos”. -
Educação para um mundo melhor: Como estimular o poder das crianças e jovens do século XXI
R$59,90Em seu visionário livro, o educador e futurista de renome internacional Marc Prensky apresenta uma alternativa ao modo como ensinamos e o que ensinamos para as crianças, baseada na aplicação da paixão dos alunos a projetos da vida real. Para Prensky, a educação deve girar em torno de ações que transformem o mundo e façam com que as pessoas melhorem a si mesmas no processo. Ele argumenta que o ensino calcado em uma combinação rotineira de matemática, artes da linguagem, ciências e estudos sociais deixa cada vez mais a maioria de nossos alunos despreparada para o futuro. Com base nas tendências mundiais emergentes, Prensky elabora uma visão abrangente para a educação básica, incluindo novas finalidades, novos meios, novo conteúdo curricular, novo tipo de ensino e novo uso da tecnologia. Este é, em última análise, um livro sobre o desenvolvimento da capacidade dos jovens de realizar coisas que tornarão seu mundo um lugar melhor, usando meios nunca antes disponíveis. Ele propõe uma visão inovadora e viável para uma Educação Global Futura que preparará melhor estudantes de todas as origens e classes sociais. -
Histórias de boca: O conto tradicional na educação infantil
R$59,90Existe técnica para contar histórias? Qual a importância dessa atividade? Qual a diferença entre ler e contar sem livro? Como prender a atenção das crianças? A partir de perguntas feitas por professores em seus cursos de formação, a educadora e contadora de histórias Cristiane Velasco faz uma reflexão sobre o conto tradicional, abordando suas origens, características e variantes, e discorre sobre a figura do contador de histórias: o contador tradicional, o contador profissional e o educador contador. Considerando o brincar como a linguagem integrada de conhecimento na primeira infância, a autora insere a arte de contar e ouvir histórias nessa linguagem, abrangendo as histórias brincadas pelas crianças a partir dos contos. Sob a perspectiva de uma educação da sensibilidade, ela apresenta sugestões práticas para a arte de contar histórias em sala de aula, trata da escolha de repertório e propõe exercícios de diálogo com os contos apresentados ao longo do livro.