Educação
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O direito de ler e de escrever
R$44,50Esta obra inaugurou a coleção Gato Letrado, em 2011. A autora levanta questões importantes sobre a formação e os desafios dos bibliotecários, convoca a pensar as políticas públicas de leitura, critica clichês e posturas que há muito apresentam sinais de cansaço, reivindica o direito à escrita, muitas vezes esquecido à sombra da leitura, e politiza as bibliotecas, fazendo delas muito mais que um lugar de acesso à informação. -
Discurso de ódio contra negros nas redes sociais
R$45,00Este livro tem origem na dissertação de mestrado da autora, que tem por objetivo documentar o racismo nas redes sociais e apresentar ferramentas de combate ao ódio, através de um novo contrato social. A primeira parte é a contextualização histórica: como nosso país é forjado na escravidão, passa pelos movimentos sociais, pela redemocratização, até chegar aos dias atuais de polarização política e supremacismo branco. A segunda parte é sobre o discurso de ódio daqueles que se dão o direito de agredir e perseguir em nome da liberdade de expressão, apresentando como exemplo a página Senti na pele (Facebook), criada por Ernesto Xavier, jornalista e antropólogo; e a plataforma Teaching Tolerance, como ferramenta para professores no enfrentamento ao discurso de ódio nas instituições de ensino. -
O livro dos grandes direitos das crianças
R$45,90Toda criança tem o direito de brincar como uma criança, de ter curiosidade sobre tudo, de fazer de conta, de ter um anjo da guarda, de sonhar o que quiser ser quando crescer, de acampar no meio do quarto e de ser levada a sério por qualquer adulto. Com leveza e humor, os quarenta artigos que compõem esta obra garantem os direitos que toda criança tem de ser feliz. Embora não constem da Declaração dos Direitos da Criança, formulada pelas Nações Unidas, deveriam. Os autores propõem uma interessante reflexão sobre a importância de uma infância saudável para o futuro de toda criança. -
A substância oculta dos contos: as vozes e narrativas que nos constituem
R$46,50“Tudo está em processo e deslocamento. É assim que a literatura trabalha com a experiência do humano, pelo feixe das sensações e das memórias. Yolanda Reyes mostra como as palavras e as imagens carregam na sua bagagem de viajantes do tempo as inúmeras ‘vozes outras’ que podem nos ajudar a compreender um pouco mais sobre quem somos no ontem e no momento do aqui e agora. Ela nos conduz para que percebamos a relação inesquecível que se estabelece entre as pessoas – principalmente entre as crianças e os adultos - durante o ato de ler, e, sobretudo, para o poder que a literatura tem de evocar aqueles que nos precederam e influenciar os que nos sucederão. -
Charges para sala de aula
R$46,55Conjunto de charges engajadas e reflexivas que pode ser uma ferramenta pedagógica a mais para o(a) professor(a) no seu trabalho em sala de aula. Excelente complemento às aulas de Sociologia, cujas charges trarão temas para debates polemizadores. -
Professores ou professauros?
R$47,50Nesta reunião de catorze artigos, o que se busca, sobretudo, é assumir o trabalho com o desconhecido pensamento infantil. Os textos aqui apresentados abordam questões relativas às lógicas das crianças, o brincar e as brincadeiras, além de se debruçar sobre as pesquisas com as crianças e os modos de pensar e planejar o ensino. Por sua atualidade e relevância temática, pelo rigor das investigações realizadas e pelo caráter inovador da abordagem teórica e metodológica, acreditam os seus organizadores que possam trazer contribuições aos estudos da infância e se somem às muitas pesquisas desenvolvidas por pesquisadores brasileiros que têm como investigação a criança e seus diferentes cotidianos. -
Jornadas autobiográficas - Narrativas e memórias para a formação do educador
R$47,90A educadora e antropóloga Adriana Friedmann reflete sobre as origens e raízes multiculturais como caminho para a compreensão das identidades e comportamentos dos sujeitos, pois não escutamos e conhecemos as crianças se não criarmos processos de escuta da nossa própria história. As reflexões dialogam com pensadores e teóricos de diversas áreas de conhecimento, com propostas de jornadas de autoconhecimento para a formação do educador. -
Juventudes SP - Panoramas e iniciativas com foco na juventude de São Paulo
R$48,00Este livro traz o resultado de ampla pesquisa realizada pelo Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária) junto a 99 projetos e programas voltados para oferecer à juventude do estado de São Paulo ações sócio-educativas, com destaque para aqueles que atendem à faixa etária de 15 a 24 anos em situação de risco social. O trabalho contemplou as publicações atuais sobre juventude, os dados populacionais e sócio-educacionais e as iniciativas em curso entre setembro de 2004 e maio de 2005, quando foram visitadas. A obra é uma iniciativa da Comgás, a partir de sua política de responsabilidade social, em parceria com a Associação Cidade-Escola Aprendiz. O prefácio é assinado pela socióloga Helena Abramo. O resultado da pesquisa marca uma diferença na perspectiva de compreensão do jovem, que tem deixado de ser apenas um problema a ser resolvido para tornar-se um sujeito capaz de encontrar soluções próprias para si e para sua comunidade. -
Se não fosse assim, seria
R$49,00O menino acordou mais cedo e saiu de bicicleta. Seu Joel acordou atrasado e pegou seu caminhão. Dona Malika foi comprar pão para seu Rubão tomar café. Esses personagens e outros que saem pela manhã acabam se encontrando num barulhento acidente em frente à padaria. O que teria ocorrido se alguém não se atrasasse, se alguém não saísse mais cedo, se alguém fosse comprar pão em outra padaria? Mudando qualquer detalhe, a história será outra. E cada um pode escrever a sua! -
Ao revés do avesso: leitura e formação
R$49,00Os oito ensaios deste livro, somados ao prefácio "O mal-estar na leitura", podem ser entendidos como um convite ou uma provocação, para além do senso comum, para pensar a leitura, o livro, a literatura, a biblioteca, a escola e as políticas públicas dirigidas à formação de leitor a partir da relação - e com os pés firmes ao chão - das desigualdades sociais. Sem aceitar os discursos prontos e incensados sobre a leitura e sua pedagogia, o autor problematiza, questiona e critica a visão de mundo que faz do ato de ler uma mercadoria. E, como implicado educador, escuta, discute, revê posições e reconhece que seu próprio pensar também carrega as contradições inerentes aos seres humanos.